2019/03/12 (1ª aula) - Nesta aula, após as apresentações da disciplina, os textos trabalhados foram dois: 1) Dialogando com Paulo Freire e Vygotsky sobre educação, de Luciana Pacheco Marques e Carlos Alberto Marques; 2) Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações, de Maria Amélia Santoro Franco. Houve uma discussão sobre os conceitos centrais relativos a nossa disciplina, tais quais prática, teoria, práxis e prática educativa. Todos os textos e autores trabalhados apontavam para a importância da ação pedagógica estar sempre atrelada a reflexão sobre como ele está sendo realizada, para que sua intencionalidade, seus objetivos e a que interesses atende fiquem claro, visto que a educação não é uma prática neutra, e sim uma prática ético-política.
A partir do termo Práxis escrita no quadro, foi solicitado pela professora Valéria Paixão que agregássemos definições e conceitos a ele, gerando um mapa conceitual. O mapa conceitual gerado foi este.
Depois desta atividade realizamos uma discussão sobre o resultado e então a atividade seguinte foi a de elaborar um conceito de "prática educativa em educação profissional e tecnológica".
O que é a prática educativa em EPT?
É a prática reflexiva e intencional ancorada na relação participativa e compromissada docente-discente que busca a elaboração e o domínio dos conhecimentos técnicos, científicos e tecnológicos, e a aquisição de conhecimentos culturais e morais humanísticos produzidos historicamente e escolhidos como válidos e necessários por uma determinada sociedade, de forma que tudo isto possua sentido e significado para os sujeitos do processo de conhecimento.
perfeito! obrigada por compartilhar
ResponderExcluir