14/04/2019

Diário de classe PROFEPT - 2019 - Semana 4

Começamos a aula com uma breve apresentação da professora Valéria e discussão sobre um pequeno texto que definia rapidamente o que são: 1) epistemologia; 2) ontologia; 3) metodologia.


Em seguida discutimos as pedagogia libertadora de Paulo Freire a partir do Capítulo 4 de Ramos, Marise. Trabalho, educação e correntes pedagógicas no Brasil: um estudo a partir da formação dos trabalhadores técnicos da saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ 2010. Novamente foi ressaltado o caráter ontológico da práxis e do trabalho como formador do ser humano e da sociedade humana. E que é através da problematização da realidade que podemos fazer mudanças e implementar melhorias. 

Por fim, e o mais complicado e difícil para mim, foi a muito bem elaborada e incrível apresentação da professora Valéria sobre a necessária articulação entre os três documentos político-pedagógico institucionais com os quais o professor lida diretamente: o plano político pedagógico (PPP), o plano de curso (PPC) e a plano de aula. Iremos ter que trabalhar e elaborar estes três documentos, mas fazendo o caminho inverso, partindo do mais prático, empírico e ligado diretamente a sala de aula (plano de aula) para os demais, PPC e PPP. Tenho que admitir que para quem não é professor - que na realidade só foi professor durante quatro meses em 2007, quando ainda era muito novo - e nem ligado a área pedagógica, essa parte mais ligada aos documentos e planos pedagógicos se apresenta a mim como algo um tanto fantasmagórico ainda, um terreno movediço. 
Valéria nos apresentou como, planejando antes, podemos poupar tempo e evitar ter que recorrer a prática comum de alguns professores, que é daquele desespero nos dias anteriores para montar uma aula. Trabalhando bem a articulação entre plano de aula, PPC e PPP é possível ter o semestre de aulas montado desde o início e ir cumprindo e fazendo modificações nele conforme se dão os acontecimentos e as relações em sala de aula. E isso o que ela pretende nos apresentar e nos ensinar na prática através da elaboração destes documentos, começando com o plano de aula para um FIC de 20 horas (cinco encontros de quatro horas). 

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