09/05/2019

Curso "Iniciação ao Serviço Público nos Institutos Federais"

Lançamento do curso "Iniciação ao Serviço Público nos Institutos Federais". A iniciativa do curso é da Coordenadoria de Capacitação do IFRS e foi desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Educação a Distância da mesma instituição.

O curso tem carga horária de 80 horas, e totalmente a distância. O conteúdo foi desenvolvido por servidores da Reitoria e Campus Veranópolis do IFRS, pela Coordenadoria de Educação a Distância e também houve o reaproveitamento de cadernos temáticos do repositório ProEdu.

Esta ação visa ambientar os servidores para o serviço público e, em especial, para a Rede Federal. O curso busca atender o Decreto 5.707/2006, bem como o Decreto 5.825/2006 para os técnico-administrativos e a Lei 12.772/2012 para docentes, além das especificidades dos editais de ingresso de cada carreira.

O IFRS oferece desde abril de 2019 o curso para os seus servidores e, a partir de agora, também o disponibiliza para os demais Institutos Federais que desejarem utilizar para a ambientação de seus servidores. 

A oferta do curso será semestral, acompanhando o calendário letivo da instituição. Para aprovação, o cursistas deverá realizar todas as tarefas e questionários e obter aproveitamento mínimo de 70% em cada atividade avaliativa. Serão dadas duas tentativas para obtenção da nota necessária. Em caso de não obtenção da nota, o servidor será reprovado, mas poderá inscrever-se em uma nova turma. Os certificados serão emitidos no própria página do curso, tão logo o cursista o finalize e considerando os dias mínimos para emissão.

O curso possui 14 módulos e aborda temas específicos e de interesse à Rede Federal: Institutos Federais; Ensino; Extensão; Pesquisa e Inovação; Pós-Graduação; Indissociabilidade; Comunicação e Redação Oficial; Administração Pública; Ética e Cidadania; Legislação de Pessoal; Protocolo; Orçamento, Licitações e Contratos; Saúde do Servidor; e Inclusão.

Para se inscrever, basta acessar: https://moodle.ifrs.edu.br. Caso seja o 1° acesso, será necessário criar uma conta. Após isto, basta localizar os "Cursos Online Abertos". Localize a área de "Gestão e Negócios", e então o curso "Iniciação ao Serviço Público nos Institutos Federais". Também é possível acessar diretamente pelo link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/view.php?id=1506

GPTAE - prazo aberto para submissão de artigos

Comunicado de Submissão e Seleção de Artigos – Sexto Volume- GPTAE

Submissão e Seleção de Artigos Científicos – GPTAE 2019
A Equipe Organizadora e Técnica da Coletânea “Gestão Pública: a visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais” vem informar que:
a) torna-se pública a Chamada Técnica para Submissão e Seleção de Artigos dos Técnicos Administrativos em Educação de Universidades Públicas (municipal, estadual e federal) e Institutos Federais para o 6º volume da Coletânea;
b) após a avaliação, feita pela Equipe Técnica de Avaliadores de Conteúdo Textual, Revisores de Língua Portuguesa, Revisores de Língua Inglesa  e de Revisores de Normas ABNT, serão selecionados 20 (vinte) artigos científicos (de acordo com a ordem de classificação, dentre a totalidade) para compor o 6º volume da Coletânea;
c) os textos devem se enquadrar em temas como Gestão Pública nas Universidades Públicas e Institutos Federais; Gestão de Pessoas nas instituições de Ensino Superior e equivalentes; Capacitação e qualificação de servidores das instituições de Ensino Superior e equivalentes; Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão; Ética na Gestão Pública e os princípios da Administração Pública; Realidade das Instituições Federais de Ensino e Orçamento Público; dentre outros.
d) o envio do artigo científico deverá ser realizado única e exclusivamente através do formulário https://form.jotformz.com/71174315585660;
e) período de recebimento de artigos científicos: 22/04/2019 até o dia 26/05/2019
f) mais informações acesse o Comunicado nº 3, de 22 de abril de 2019, Anexo 1 – Termo de Responsabilidade de Direitos Autorais e Anexo 2 – Modelo de Artigo Científico.
Todas as informações sobre a Submissão e Seleção de Artigos Científicos serão publicadas nos seguintes endereços eletrônicos: I – https://taepublicaartigoselivros.wordpress.com/(blog) II – https://www.facebook.com/groups/GestaopublicanavisaodosTAEs/ (facebook)
O projeto é realizado por servidores Técnicos Administrativos em Educação, e neste 6ª volume participam da Equipe Organizadora e Técnica servidores de 22 instituições de 13 estados. Esta é uma ação sem fins lucrativos e serão disponibilizados o acesso gratuito aos e-books da Coletânea no nosso blog.
Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: taepublicaartigoselivros@gmail.com
Brasília/DF, 22 de abril de 2019.
Equipe Organizadora 2019.
Período de submissão: 22 de abril de 2019 até o dia 26 de maio de 2019;
Comunicado nº 3, de 22 de abril de 2019  – Submissão e Seleção de artigos – 6º volume – Acesse aqui
Anexo 1 – Termo de Responsabilidade de Direitos Autorais – Acesse aqui
Anexo 2 – Modelo do Artigo a ser submetido a este 3º volume da Coletânea – GPTAE – Anexo 2-Modelo-do-artigo-científico

08/05/2019

Diário de classe PROFEPT - 2019 - Semanas 8 e 9

As semanas de 30/04/2019 e 07/05/2019 foram usadas para a elaboração e postagem (através da ferramenta de colaboração do DRIVE) o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) FIC experimental (de carga horária de 20 horas) de cada equipe. O de minha equipe é o de agente de proteção social básica. 
Na aula de 07/05/2019 a professora Valéria mostrou no quadro digital cada um dos PPCs dos grupos e fez colocações e tirou dúvidas. Falou da importância de vincularmos, tanto para o PPC quanto para a futura Sequência Didática, os objetivos gerais e específicos ao perfil do egresso, e a perspectiva pedagógica adotada aos métodos e instrumentos que serão utilizados. Uma coisa não pode estar completamente diferente da outra. A uma concepção construtivistas, devem corresponder métodos construtivistas. Não faria sentido, por exemplo, a alguém que coloque no PPC que este se embasa na Pedagogia Histórico-Crítica, apresentar na metodologia apenas aulas expositivas. 
Discutimos brevemente sobre os textos apresentados, que tratam da avaliação na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Foram eles:

A entrega final do PPC será no dia 28/05/2019. Após isto começaremos a elaborar o básico de uma sequência didática. 

02/05/2019

PROFEPT cada vez mais famoso

1. Não costumo dar espaço para propaganda de discussões rasas, mas me deparei com este texto http://estudosnacionais.com/coluna/mec-financia-mestrado-em-educacao-com-orientacao-marxista/
2. Não costumo dar muita importância a essa perspectiva estreita comum no novo governo, em seus apoiadores e na "direta conservadora", de enxergar marxismo e comunismo em tudo;
3. Inclusive, para ser bastante honesto e que eu não seja tomado por alguém estreito, também adoto a mesma perspectiva de não se submeter a visão da esquerda majoritária, que vê fascismo e chama a todos de fascista (postura que contribuiu sobremaneira para a eleição dos descritos em 2) desconhecendo completamente o que significa o fenômeno fascista. Ou seja, que eu não seja tomado por um militante sem capacidade de análise - não neutra (o que é impossível) - com o mínimo de honestidade necessária. O povo brasileiro não é formado por uma maioria de fascistas e nem ao menos de proto-fascistas. Apenas são pessoas que estavam descontentes com a situação e assim buscaram uma alternativa que se apresentou como radical contra tudo que estava dado; 
4. Não obstante haja, de fato, um aporte marxista e do materialismo-histórico na bibliografia do curso, é importante ressaltar que este não é o único, e que em várias disciplinas ele nem é o dominante;
5. Mesmo quando falamos de materialismo-histórico e de marxismo no curso este, para quem é ou foi "marxista e comunista", seria bastante discutível enquadrar tais autores, quase sempre em grande medida idealistas, fenomenológicos e existencialistas, dentro da categoria "marxismo";
6. Não é meu objetivo aqui  nem traçar minha biografia política e de qual minha posição política na atualidade e nem fazer um amplo debate teórico sobre os sistemas econômicos e políticos ou as filosofias e doutrinas políticas, mas, uma das perguntas quase sempre usadas pela direita liberal é a de "onde o socialismo deu certo?". Para responder a este pergunta primeiro caberia se definir o que é "dar certo", conceito difícil de se operacionalizar sociologicamente. Segundo que, se em muitas coisas "todo o socialismo" ou "alguns socialismos" ou "a maioria dos socialismos" "deu errado", em várias outras coisas "deu certo". Apresento apenas um pequeno texto introdutório para a discussão. Tenho inclusive críticas a este texto, como a de que a ineficiência econômica do socialismo de economia planificada centralmente quando se tratava da "pequena e média economia" (pequena e média produção, comércio e serviços) não se dava ou se dá apenas por fatores conjunturais, mas estruturais. De qualquer forma, este texto (assim como outros) demonstra muito bem os êxitos econômicos do socialismo.