Nas aulas de Praticas educativas em Educação Profissional e Tecnológica (PEEPT) não publiquei nada no blog pois nos dedicamos a elaboração de um Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e de uma sequência didática. A proposta do PPC do curso experimental do programa de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Agente Social de Proteção Básica pode ser acesso clicando aqui.
A sequência didática estamos a elaborar ainda. Materiais que tenho consultado para ajudar nessa tarefa são os produtos educacionais já lançados por nossos colegas formados pelo PROFEPT no IFPR disponíveis em http://curitiba.ifpr.edu.br/pos-graduacao/mestrado-profissional-profept/divulgacao/produtos-educacionais/. Em especial as sequência didáticas apresentadas por duas colegas https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432303 e https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/432090
Apesar deste espaço ter sido criado como ferramenta para a disciplina de PEEPT, costumo também, as vezes, apresentar o relato da outra disciplina, a de Teoria e Prática de Ensino e Aprendizagem (TPEA). Em especial quando os temas e ações se relacionam mais diretamente. Essa foi uma semana em que isto aconteceu. Na segunda-feira, na aula de TPEA, realizamos a observação das aulas de professores do campus Curitiba (alguns colegas irão realizar em seus próprios campus). Tínhamos como texto orientador (mas não limitador) um roteiro para a análise da aula enviado pelas professoras Mércia e Cristiane. Em duplas assistimos duas aulas de um curso. Após isto fizemos compartilhamos nossa experiência no coletivo. A partir disto iremos elaborar um relatório de análise como avaliação. Foi muito interessante observar a atuação docente, pois podemos encontrar várias relações com as discussões feitas em sala de aula e de como nosso curso de certa forma nos prepara para atuar como docentes e/ou pesquisadores da ação docente. Como docentes que reflexionam sobre sua própria ação. O material abordado em PEEPT esta semana teve muito a ver com esse tema e discussão. Os textos "Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana" de Knud Illeris, a resenha de Lilian de Souza da obra em que ele está presente (Teorias Contemporâneas da Aprendizagem) e o texto da própria professora Valéria tratando da Teoria Social da Aprendizagem e em especial de Vigotsky apresentaram enormes contribuições ao tema da prática docente. De uma prática que sempre existe no espaço e tempo (contexto). De como deve-se sempre repensar esta prática, elaborar sobre ela, para se chegar a uma nova prática (que assim se torna práxis), evitar o automatismo e a falta de reflexão. Seria interessante pensar, até que ponto os docentes observados por nós no dia anterior refletem sobre sua prática docente, e quando refletem com base em que o fazem, em quais perspectivas e teorias (se é que há alguma teoria por trás). Além disto, não creio que isto seja algo que se deve pensar e questionar essencialmente no plano individual, e sim coletivo e institucional: até que ponto nossas instituições de educação proporcionam meios e espaços para esse refletir?
Nessa aula a dinâmica foi a de construir cartazes com base em temas (retirados dos textos) propostos pela professora. Haviam cinco mesas e cartazes, e nós alunos tínhamos que passar por todos e discutir com os colegas e fazer apontamentos em cada cartaz. Os cartazes finais seguem nas fotos abaixo (para ver em tamanho original e ler clique em cima das fotos).
sempre com grandes contribuições!!
ResponderExcluir